O novo Bolsa Família surge com um nome bastante interessante, conhecido por Auxílio Brasil. Essa continuação do benefício tem como principal objetivo, distribuir renda entre as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade financeira, de modo que elas possam ter uma assistência por parte do Governo Federal para ajudá-los na criação e desenvolvimento da sua família. Nesse artigo, falaremos um pouco mais sobre o novo Bolsa Família, portanto, continue lendo e descubra tudo que separamos sobre o tema.
Veja também:
Veja os melhores aplicativos para medir pressão arterial no celular!
Que tal controlar a sua glicose pelo celular? Veja os melhores aplicativos
Como controlar a glicose no celular? Veja os melhores!
Pagamento dos benefícios por meio do Caixa Tem
A conta digital Caixa utilizada através da aplicação Caixa tem é um produto novo lançado no ano passado. Porque, no primeiro semestre de 2020, o primeiro lote de fundos de assistência emergencial passou a ser pago em contas digitais. Benefícios como PIS, FGTS e agora Bolsa Família também estão disponíveis no aplicativo Caixa Tem.
Isso significa que seus fundos de ajuda brasileira irão para sua conta digital social.
Além de beneficiar o cidadão, essa mudança é estratégica para fortalecer a integração da Caixa Econômica Federal ao mercado de banco digital.
Para as pessoas que estão acostumadas a usar cartões de cidadão, mudar para uma conta digital mantém a mesma funcionalidade.
Permite sacar dinheiro por meio de bilhetes de loteria, agências da Caixa ou caixas eletrônicos. Você pode transferir benefícios e sacar dinheiro pagando por meio da conta social digital na caixa registradora. No entanto, o cartão de cidadão também pode ser usado para sacar dinheiro como antes.
O que é necessário para receber o Bolsa Família?
Para obter o Bolsa Família, uma pessoa é designada como chefe da família e geralmente é cadastrada no plano por meio do CRAS municipal.
Além de comprovar a renda mínima e dar outras informações, também é necessário passar na triagem municipal.
Isso ocorre porque cada município tem suas próprias restrições domiciliares se puderem se inscrever no programa com base no valor do Bolsa Família recebido do governo. Porém, como o programa mudou para Auxilio Brasil, essas regras mudaram.
Para ter direito a esse benefício, o governo federal definiu que a participação no programa CadÚnico é a principal forma de seleção dos beneficiários.
Esta é uma nova regra que entrou em vigor após a mudança do Bolsa Família para a ajuda brasileira.
No entanto, a faixa de renda e a composição familiar também serão avaliadas para selecionar os beneficiários.
De qualquer forma, por enquanto, se você não receber mais o Bolsa Família, ingressar no Cadastro Único é a única forma de ser selecionado para receber os benefícios.
Quem tem direito a receber o Bolsa Família?
Para ter direito ao Bolsa Família, ou, como é conhecido na atualidade, o Auxílio Brasil, é necessário entender que esse programa é destinado a transferência de renda para as pessoas mais carentes e que se encontram em uma situação financeira bastante prejudicada, dentro dos níveis de pobreza.
Dessa forma, para que a pessoa tenha direito a receber o novo Bolsa Família, ela deve estar dentro desses critérios:
1- o primeiro deles, como já foi dito, é estar enquadrado naquelas pessoas de extrema pobreza, cuja renda mensal não ultrapasse os 89 reais por pessoa;
2- já o segundo critério é as famílias que se encontram em situação de pobreza, onde a renda mensal pode variar de 89 reais mensais até 178 por mês per capita;
3- Qualquer família que se encaixe em um desses requisitos mencionados anteriormente e que tenha em seu seio adolescentes até os 17 anos de idade ou mulheres gestantes.
Como se inscrever
Se você se encaixa nos critérios mencionados anteriormente e deseja se inscrever para receber o Bolsa Família, é interessante destacar que, o critério utilizado pelo Governo Federal para saber quem são as pessoas aptas a receber esse benefício é o CadÚnico, como já foi dito antes.
Dessa forma, para que você possa estar apto a receber o Bolsa Família, antes de tudo é necessário se inscrever no CadÚnico. Essa inscrição pode ser feita no CRAS da sua cidade ou município. Os critérios de participação no CadÚnico são:
1- Ser responsável pela família;
2- Ser maior de 18 anos ou ter filhos;
3- Morar na mesma residência dos demais familiares.