Este ano, foi liberado um saque extraordinário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Os saques serão feitos através de conta poupança social digital, Caixa Tem. Confira abaixo se você tem direito e o calendário com as datas.
Os saques serão iniciados a partir de 20 de abril e o valor estipulado é de até mil reais. Se você nasceu no mês de janeiro seu FGTS extraordinário já estará liberado no dia 20 mesmo.
A consulta está disponível através das agências da Caixa Econômica Federal (CEF), ou também pelo site da Caixa, em uma versão atualizada do aplicativo FGTS. As consultas foram liberadas a partir do dia 8 deste mês.
Você pode gostar também:
Melhores Aplicativos para Assistir Futebol Online
Últimas notícias sobre o PIS/PASEP 2022
Aplicativos Para Medir A Pressão Arterial
SITE FGTS
Através do site de consultas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, você consegue se informar se terá direito ao Saque Extraordinário. Além da possibilidade de consultar a data específica da liberação de crédito na Conta Poupança Social Digital.
APLICATIVO FGTS
O aplicativo possui funcionalidades únicas, como a possibilidade de consultar o valor a ser creditado, se o trabalhador quer ou não realizar o saque. Neste caso, poderá optar pelo retorno do valor para a conta do FGTS ou, caso necessário, alterar os dados cadastrais para criação de Conta Poupança Social Digital.
Os usuários que optarem pelo uso do aplicativo podem também fazer as mesmas consultas que o site possibilita, como as consultas sobre o direito ao saque e as datas de liberação.
O aplicativo pode ser baixado nos seguintes links:
- Celulares Android (clique aqui para baixar)
- Celulares iOs – Apple (clique aqui para baixar)
QUEM TEM DIREITO AO FGTS EM 2022
O FGTS é um direito dos trabalhadores que se encontram dentro do regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), ou seja, com carteira de trabalho assinada.
O dinheiro fica disponível em situações específicas, como na compra de casa própria, aposentadoria ou demissão sem justa causa. No entanto, neste último mês o governo publicou Medida Provisória permitindo a realização de um saque extraordinário.
Devido ao saque extraordinário, a Caixa Econômica Federal, divulgou que serão liberados, cerca de R$ 30 bilhões de reais, que poderão beneficiar mais de 40 milhões de trabalhadores com direito ao saque.
É importante ressaltar que os trabalhadores possuem direito de realizar os saques extraordinários com o valor limite de mil reais.
QUANDO SERÁ POSSÍVEL REALIZAR O SAQUE
O saque será liberado a partir do dia 20 de abril e as data para depósito vão até 15 de junho. O critério para o recebimento será de acordo com o mês de nascimento de cada trabalhador.
No dia 20 de abril será liberado o saque para os aniversariantes do mês de janeiro e assim sucessivamente. Podendo ser realizado o saque até o dia 15 de dezembro.
Confira abaixo a tabela com as datas divulgadas pelo governo:
TENHO MAIS DE UMA CONTA DE FGTS E AGORA?
Caso você possua mais de uma conta de FGTS, fique tranquilo, iremos explicar como será feito o depósito.
O titular irá receber primeiramente nas contas referente aos contratos de trabalhos extintos, com início através da conta que possui o menor saldo.
Após este depósito, serão realizados os depósitos para as demais contas vinculadas, também terá início pela conta que houver o menor saldo.
Porém se atente, pois não estarão disponíveis para saque os valores que estiverem bloqueados na conta do FGTS. Por exemplo, os valores referentes à garantia de operações de crédito de antecipação do saque-aniversário.
NÃO QUERO SACAR, O QUE DEVO FAZER?
Tudo bem, você tem o direito de não realizar o saque agora, uma vez que o saque é facultativo ao trabalhador. Ou seja, quem não tem interesse em realizar o saque extraordinário neste momento deve indicar que não deseja receber para que sua conta não seja debitada.
Você pode realizar este procedimento se deslocando até uma agência da Caixa Econômica Federal e informar que não pretende realizar o saque, ou acessar o aplicativo FGTS. Mas caso não conseguiu realizar nenhuma destas opções e o dinheiro ficou disponível para saque em sua conta, ainda tem a opção de não sacar.
Neste caso você irá conferir a realização do crédito na Conta Poupança Social Digital, e aí sim, você pode optar por desfazer o crédito automático, através do aplicativo, ou também se dirigindo até uma agência. Fique atento aos prazos, pois será possível realizar o estorno para sua conta do FGTS somente até o dia 10 de novembro.