A Copa do Mundo é um evento que acontece de 4 em 4 anos e é um dos mais aguardados pelos brasileiros. Este ano se pode esperar muita energia e garra dos jogadores, principalmente pelos grupos que já foram separados e são rivais de longa história. 

A 22ª edição promete ser uma das mais diferentes, já que é a primeira vez que o evento acontece em um país do Oriente Médio. É claro que por conta do clima extremamente quente, tudo será feito dentro de um período de relativa estabilidade e em um horário mais agradável, para que os jogadores possam se sentir melhores em relação ao calor, por ser um esporte que exige muito do corpo humano. 

Como é o país sede da Copa?

O Catar é um país do Oriente Médio com uma nação relativamente pequena, já que ele conta com apenas 11 mil km² de extensão, sendo menor que o Sergipe, o menor estado do Brasil.

Mas seu tamanho não faz jus a toda sua cultura, que é riquíssima, assim como o Produto Interno Bruto (PIB), de US$ 150 bilhões.

Um dos países mais ricos do mundo com certeza já está bem preparado para atender as necessidades dos jogadores e deixá-los confortáveis, assim como os turistas também ficarão. 

Por que mudaram a data da Copa?

Como o verão do Catar é extremamente quente para quem não está acostumado com a região, os jogos que geralmente acontecem entre junho e julho passaram para novembro em uma tentativa de deixar os jogadores mais refrescados. 

O verão de lá oscila entre 40 °C e 50 °C, uma temperatura que poucas pessoas estão acostumadas e por isso os estádios têm refrigeração, ajudando os jogadores da arena e também os espectadores na arquibancada. 

Todo o evento poderá contar com uma tecnologia de alta eficiência, o país está se dedicando a mostrar uma imagem positiva para os visitantes e claro, para o mundo. Além de pensar no público, eles também estão pensando no meio ambiente, já que toda a  refrigeração será movida a energia solar e todos os estádios são eco-friendly, com  redes de fibras óticas.

Também será possível encontrar áreas com tecnologia de 5G, dentro e fora dos estádios.

Outra preocupação que ninguém precisa ter é o de ida e volta dos estádios, a locomoção e infraestrutura das estradas no país é ótima, mesmo que o caminho entre uma cidade e outra não seja muito grande, com no máximo 75km de distância entre si.

Os torcedores que não possuem um meio de transporte particular, poderão usar o metrô e outros transportes públicos de forma gratuita no dia da partida que vão assistir. Basta solicitar o Hayya Card ou baixar o aplicativo Hayya to Qatar 2022 que está disponível para iOS e também para Android.

Mudanças na Copa

Além de ser o primeiro país do Oriente a sediar essa competição, eles também vao servir de experimento para o novo modelo do evento. Antes era comum ter um total de 32 seleções participando, mas agora será possível encontrar 48 seleções.

Essa decisão foi tomada pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) com um objetivo de deixar a Copa ainda maior. 

Abertura da Copa

A abertura da Copa vai acontecer no dia 20 de novembro e o Catar promete muitas mudanças positivas, como entretenimento em Braille para pessoas cegas e com baixa visão e também terá salas de exibição para autistas.

Além disso, as plataformas de exibição prometem trazer muita tecnologia para a Copa do Mundo Qatar 2022.